terça-feira, agosto 18, 2009

O que era o Brasil 28 anos atrás?

Capa
Há 28 anos atrás no início da década de 80, mais precisamente em 1981, eu nascia.

Considerada por muitos como a década perdida o Brasil se preparava para sair do regime ditatorial, enquanto a economia ruía diante dos brasileiros com o alto índice inflacionário e o desemprego crescente como pode ser visto na capa da Veja que foi às bancas no dia seguinte do meu nascimento.

Aproveitando o dia de hoje resolvi entrar no site onde a Revista Veja disponibiliza gratuitamente todas as suas edições e fiz uma pesquisa das notícias e propagandas que vincularam no Brasil na semana do meu nascimento.

Já de início me deparo com a propaganda da Playboy do mês: a atriz Nádia Lippi.
Playboy

Outras duas propagandas que eu achei bem legais e chegam a ser coincidência com a minha vida atual é a propaganda do BNCC – Banco Nacional de Crédito Cooperativo. Esse banco que era do Governo e vinculado ao Ministério da Agricultura, fomentava o cooperativismo e foi extinto pelo Presidente Collor no 1º dia do seu mandato. O legal é que hoje eu trabalho em um banco cooperativo, só que dessa vez privado, e ajudamos a fomentar a agricultura brasileira.
BNCC

A outra propaganda é o lançamento do Voyage que é o meu atual carro e o 1º carro zero que eu consegui comprar.
Voyage

Reportagens tiveram várias interessantes, começando por uma pequena nota sobre um julgamento pelo STM do nosso “querido”  Lula.
Lula

Outra notícia foi a criação da Nucoe que mais tarde se transformaria no BOPE no Rio de Janeiro.
Bope

Teve também a estréia do SBT, com o Sílvio explicando que o objetivo da emissora era mirar a grande massa brasileira buscando programas que dão audiência.
Silvio Santos

Na cultura teve duas notícias interessantes.

Uma sobre a crise que as gravadoras estavam passando por causa da crise econômica no País e que os LPs de música clássica é que ainda estava salvando as suas finanças.
Musica

A outra foi a vinda do Frank Sinatra ao País com um show em São Paulo.
Sinatra

Para finalizar me chamou a atenção também uma notícia internacional sobre a decisão dos EUA de fabricar a bomba de nêutrons e colocando em pânico a comunidade internacional pela eminente 3ª guerra mundial que poderia ocorrer entre URSS e EUA, que felizmente não aconteceu.
Bomda Neutrons

Foi muito legal ler a Veja lançada na semana em que nasci. Várias outras matérias eu achei bem interessantes mas preferi deixar de fora para não ficar um post gigantesco (se é que já não ficou…). Recomendo a todos a fazerem o mesmo!!

Um comentário:

PATCH disse...

Parabéns pelo seus 28 anos Rapha! Ficou bem legal a sua pesquisa! Me mordi de inveja!!!